segunda-feira, 1 de agosto de 2011

RELATÓRIO DO MÊS DE JULHO- 2011

1º SEMANA: TEMA- DROGAS: Nesta primeira semana foi trabalhado o tema drogas ilícitas e sobre a questão da liberação da maconha, um assunto polêmico e muito comentado atualmente.

“04/07/11- Segunda-feira: Foi trabalhado e discutido o tema “Liberação da maconha”, em que os adolescentes confeccionaram um cartaz com sub temas Diga sim a liberação da maconha”, “ é hora de legalizar a maconha”, onde os adolescentes colocaram suas opiniões a respeito do assunto.

05/07/11- Terça-feira: Foi divido em dois grupos para realização de um debate, um grupo iria defender a liberação da maconha e o outro contra a liberação da maconha, expondo os motivos contra e a favor. Depois houve uma discussão acerca do assunto.

06/07/11- Quarta-feira: Socialização do texto “liberação da maconha favorece o tráfico e a violência”, foi lido e discutido entre os adolescentes.

07/07/11- quinta-feira: Drogas ilícitas: foram colocados nomes de drogas ilícitas numa caixa, onde cada adolescente pegou o nome de uma droga e depois comentou sobre a mesma, relatando as conseqüências.

08/07/11- Sexta-feira: Planejamento

2ª SEMANA : DROGAS _ Na segunda semana trabalhamos com exposição sobre drogas ilícitas (OXI, Crack, etc.), enfatizando as conseqüências de cada uma.

11/07/11- Segunda-feira: Slide expositivo sobre causas e conseqüências das drogas ilícitas.

12/07/11- terça-feira: Discussão sobre as drogas lícitas e a influência da mídia.

13/07/11- quarta-feira: Dinâmica do fósforo (cada adolescente acendeu um palito de fósforo e durante o tempo em que o mesmo estava acesso, o adolescente teria que falar sobre sua vida. Ex: idade, onde estuda, etc). Depois houve uma relação da dinâmica com a questão das drogas, enfatizando o Crack.

14/07/11- quinta-feira: Exposição sobre a droga OXI e comparação com o Crack.

15/07/11- sexta-feira: Planejamento

3ª SEMANA: DROGAS E AMIZADE- Nesta semana fizemos uma visita na Fazenda da Esperança e ao Ser livre, em que os adolescentes ouviram relatos de dependentes de drogas lícitas e ilícitas, percebendo assim o estrago que a droga causa na vida de quem usa. Logo após, enfatizamos o tema amizade no dia do amigo.

18/07/11: Visita à Fazenda da Esperança.

19/07/11: Visita ao Ser Livre;

20/07/11: Dia do amigo ( leitura da mensagem “dia do amigo”, discussão da mensagem. Dinâmica ( cada adolescente colocou seu nome numa folha de ofício e a mesma ia passando entre os adolescente, que escreveram uma frase ou mensagem para o outro colega, até a folha chegar ao respectivo dono).

21/07/11: Filme “Sempre ao seu lado”, comentário sobre o mesmo enfatizando a questão da amizade e do companheirismo.

22/07/11: Dia do lazer ( jogos, apresentações de dança e teatro, retratando o tema drogas e também a amizade).

4ª SEMANA: Dinâmicas – Nesta semana trabalhamos dinâmicas com intuito de descontração e interação entre o grupo.

25/07/11: Questionário: Quem sou eu? O que espero do pro jovem? Uma qualidade, um defeito, etc. perguntas relacionadas a vida pessoal do adolescente.

26/07/11: Jogo de perguntas e respostas (perguntas tipo: uma pessoa do grupo que você acha mais engraçado, mais comprometido, etc.) os adolescentes foram citando colegas que representavam cada qualidade falada.

27/07/11: Dinâmica da Caixa

Foi colocado um bombom dentro da caixa e esta foi passada de mão em mão até a música parar, o adolescente que ficou com a caixa na hora que a música parou teria que decidir se abriria a caixa ou não. Depois dessa dinâmica houve uma discussão da questão do medo que muitas vezes temos de arriscar na vida.

28/07/11: Conferência da Juventude

29/07/11: Planejamento

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO MÊS DE JULHO

PONTOS POSITIVOS:

*Chegada da Coordenadora Pedagógica;

*Aumento da quantidade de adolescentes;

*Qualidade das orientações;

*Oficina de Maculelê;

*Participação esportiva dos adolescentes;

PONTOS NEGATIVOS:

*Falta de merenda;

*Falta de material didático;

*O não comparecimento de alguns oficinerios;

Nenhum comentário:

Postar um comentário